O coco apresenta uma água saborosa e refrescante podendo ser servida gelada ou natural, sendo uma bebida leve é rica em nutrientes importantíssimos para nossa saúde física. Proporciona hidratação adequada devida à composição existente, pois contém sódio, potássio, carboidratos, fibras, açucares, proteínas, vitamina c, ferro, vitamina do complexo B, magnésio, cálcio, manganês, zinco, sendo todos estes nutrientes importantes para que as funções do nosso corpo sejam realizadas de forma adequada.
O consumo desta água diretamente do fruto, garante o consumo de todos os nutrientes. A água também pode pode ser comercializada em caixas que são acrescentados conservantes, podendo perder a ação da vitamina C.
A água de coco é composta por 95% de água, enquanto 5% se divide em carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Além de oferecer a reposição dos líquidos perdidos pelo suor, ainda repõe os minerais. O zinco e manganês existentes na água de coco têm o poder de neutralizar os efeitos maléficos dos radicais livres, tendo ação de prevenção do envelhecimento e do surgimento de células cancerígenas.
É rica também citocininas, um hormônio vegetal que também age como antioxidante no nosso organismo.
As fibras irão auxiliar no processo digestivo, ajudando a retardar a absorção dos carboidratos, mantendo sensação de saciedade, agindo nas funções intestinais.
A existência do potássio e manganês aliviam a sensação de cansaço e o estresse. O magnésio tem ação de liberação de serotonina, o hormônio do bem-estar, promovendo assim o relaxamento do corpo e acelerando o metabolismo devido às enzimas fosfotase ácida, catalase, desidrogenase.
Ainda tem na sua composição o óleo de coco, que é rico em ácido láurico que vai agir na redução da formação da capa lipídica e reduzindo a possibilidade do entupimento dos vasos sanguíneos.
Sendo assim, acrescentar esta bebida à prática regular de exercícios físicos traz benefícios importantes para o nosso dia a dia.
Deve ser ingerida com moderação ou acompanhamento médico por indivíduos hipertensos, diabéticos e portadores de doenças renais.
Receitas para fazer com a água de coco:
1 – Suco verde com água de coco – Detox
Ingredientes:
– 200ml de água de coco
– 2 fatias de abacaxi;
– 2 folhas de couve;
-1 fatia pequena de gengibre;
Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes no liquidificador e bate, beber sem coar e adoce a gosto
Limonada com água de coco
Ingredientes:
– 400ml de água de coco;
– 6 folhas de hortelã
– 2 limões sicilianos;
Modo de prepara:
Em um recipiente coloque a água de coco, amasse levemente as folhas d hortelã, esprema os limões adicione gelo a gosto.
2 – Suco vermelho – Detox
– 200ml de água de coco
– 1 cenoura ralada
½ beterraba fatiada
Modo de preparar:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador bata até ficar homogênea
Servir com gelo a gosto, sem adoçar e coar.
Vitamina de frutas
Ingredientes:
– 2 rodelas de abacaxi;
– 1 manga;
– 1 laranja
– 250ml de água de coco
– 2 rodelas gengibre fresco
Modo de preparar:
Descascar as frutas picar em pedaços bater em liquidificador adicionando água de coco adicione gelo a gosto.
A grande riqueza deste fruto da água, polpa até a casca se aproveita tudo.
3 – Dicas para utilizar da polpa do fruto:
Farinha – A polpa do fruto seco é muito nutritiva contendo a a cada 100g de farinha de coco 33,3gramas de fibras, excelente redutor glicêmico no sangue.
Existem sobremesas, mousses, geleias, sorvetes, e ainda podem ser acrescidas em salgados dando toque agridoce.
A casca do coco representa 80% do fruto são transformadas em fibras sendo utilizado em artesanatos, tapetes, decorações ou ainda criando arte em suas cascas de forma artesanal.
Também da casca que são fibras, pode ser processada para produção de substratos agrícolas, materiais para construção, tapetes, cordas, produzir polpa celulósica, visando a fabricação de papel.